23 de mar. de 2011

OUTRO OLHAR SOBRE A VILA NOVA SÃO MIGUEL



E.M.E.F. DEP. MARCÍRIO GOULART LOUREIRO

PROJETO DE TRABALHO PEDAGÓGICO COM FOTOGRAFIA PARA ALUNOS DA EJA:
OUTRO OLHAR SOBRE A VILA NOVA SÃO MIGUEL

O projeto de trabalho pedagógico com fotografia é uma proposta a ser desenvolvida com alunos das Totalidades Finais da EJA durante o primeiro semestre de 2011. A proposta se apresenta com a perspectiva de que os alunos possam perceber a fotografia como uma ferramenta de representação e reinterpretação dos espaços onde eles circulam, vivenciam e experimentam seu cotidiano. Estabelecer um outro olhar sobre esses espaços para alunos da EJA é também oferecer elementos que proporcionem a eles um primeiro passo rumo a um novo caminho que possa, quem sabe, ajudá-los a reinventar a própria existência.

O trabalho se desenvolverá a partir de saídas a campo pelas comunidades da Vila Nova São Miguel e Campo da Tuca. Durante essas saídas, os alunos farão suas fotos e, posteriormente, produzirão textos nos quais explicarão o que foi fotografado, por que motivos escolheram aquela “imagem” (lugar, pessoas, objetos) e o que observam e pensam sobre a fotografia feita.

O propósito de provocar os alunos para que lancem um outro olhar sobre o espaço, desenvolvendo assim a prática da observação, é um instrumento fundamental na área da Geografia. O outro olhar se efetiva também com o trabalho de produção textual nas aulas de Língua Portuguesa, pois o registro escrito possibilita ao aluno a oportunidade de refletir mais uma vez sobre a fotografia e sobre o que foi fotografado.

Alunos autores das fotografias: Barbara de Oliveira Marques, Douglas Willian Luna Farias, Guilherme Lucas Oliveira Correa, Ivonete de Moraes da Silva, Roberta Pereira Abreu, Suelen dos Santos Fagundes, Thomas Gonçalves Clave e Tiago Duda Pignoli.

Professores responsáveis: Jane Mari de Souza e Ricardo Menegotto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário