21 de mar. de 2011

Arte e Vida após a morte de Iberê*

Iberê Camargo foi o artista estudado pelos alunos da Turma A33 (3º ano do 1º Ciclo) da EMEF Marcírio Goulart Loureiro no terceiro trimestre de 2010. Durante este projeto coordenado pelas professoras Claudia Uchôa e Vera Lucia Damasio, foram produzidos registros orais, escritos, gráficos e fotográficos sobre as questões trabalhadas: a vida de Iberê, a apreciação de sua obra e a experiência da visita à Fundação que leva seu nome.

A exposição “Arte e Vida após a morte de Iberê” realizada em dezembro do mesmo ano na Escola Marcírio Goulart Loureiro, compreendeu o desfecho deste projeto com a exposição dos trabalhos para os professores, alunos das turmas do 1º Ciclo da escola, seus familiares e demais interessados. O registro fotográfico teve como objetivo propiciar aos alunos a utilização desta forma de expressão para apresentar seu enfoque pessoal a respeito deste evento. A linguagem da fotografia potencializa o desenvolvimento do pensamento artístico, amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação.

A figura da bicicleta é emblemática na obra de Iberê Camargo pelo seu apelo subjetivo em relação ao equilíbrio tênue que imprime, com ciclistas hora dirigindo, hora caídos ao lado dela, da mesma forma que esta figura remete à infância e à ludicidade, tempo em que os alunos se identificam por estarem inseridos. Não é à toa que o logotipo da Fundação Iberê Camargo possui a bicicleta como elemento principal.

* O nome da exposição foi criado por um aluno da Turma A33 - 2010




· ESCOLA: EMEF Marcírio Goulart Loureiro
PROFESSOR RESPONSÁVEL:
Claudia Uchôa e Vera Lucia Damasio

Coordenação Cultural: Prof. Neusa Sá
Escola:
ALUNOS :
Turma A33

Dimitry Escalante Rodrigues Ferreira,

Evellyn Baptista dos Santos,

Letícia da Silva Paz,

Oslael Martins Fernandes,

Yuri Djorkaeff Prestes Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário