18 de abr. de 2011

A imagem do Som

Imagens do Som
EMEF Presidente Vargas
Professora Elaine Veit
elaine.veit@terra.com.br
culturalpv@hotmail.com


A turma T5 de 2010, em Arte Educação, trabalhou com captação e releitura de imagens no projetos de Alfabetização Audiovisual e de Inclusão Digital. Fizeram coisas simples como copiar imagens da Google trabalhando on-line e com elas montar apresentações no programa Power Point e pequenos vídeos no MovieMaker.
O trabalho foi transdisciplinar já que transitou entre Artes, Geografia, História, e Informática e também Interdisciplinar, porque o assunto/tema das imagens pesquisadas estava relacionado ao que se tratava em Língua Portuguesa que era Lugares que já conheci ou que desejaria conhecer.
Com essa produção, os alunos foram preparados para mais uma edição do programa Adote um Escritor.
Assim receberam o escritor gaúcho Aírton Ortiz que escreve relatos de Viagens didática e culturalmente interessantes.
Na disciplina de Artes, nosso foco foi o livro Na trilha da Humanidade em que o autor descreve povos africanos de hábitos bastante primitivos. Começa fazendo a análise da Evolução Humana, com ilustrações explicativas e fotos.
Em 2011, o grupo está na Totalidade 6 e a proposta de trabalho se focaliza no uso da Imagem, porém sem movimento. Os alunos fotografaram livremente o que lhes remetesse à idéia de música, a partir das reflexões que foram feitas sobre o inusitado de o Carnaval coincidir com a segunda semana do ano letivo, obrigando uma interrupção, mas sem perder de vista que é uma festa tradicionalmente folclórica e, por isso mesmo, inscrita no imaginário popular, envolvendo criação na dança, na música, na poesia, nas artes plásticas e, principalmente, no trabalho de equipe.
Trouxeram o material recolhido durante o recesso do Carnaval para o Laboratório de Informática e ali fizeram a edição das fotos no programa Picnik que permite uso on-line, sem a necessidade de download. Experimentaram os recursos gratuitos: sépia, fosco, desfocar bordas, molduras, preto e branco focal, pixelado focal, neon e gooify.
Para a exposição Aluno faz Foto, foi convidado o fotógrafo Ricardo Chaves como padrinho do grupo de alunos da T6. Convite aceito, foi logo acertada data para uma palestra sobre a importância social e histórica do fotojornalismo, evento que se concretizou na quarta-feira, dia 30 de março.
Os alunos o receberam com atenção e se encantaram com o registro de fatos, para muitos deles, desconhecidos e distantes. Foi também momento de troca, pois puderam mostrar o que estão fazendo com seus registros fotográficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário